Postado por - Heitor Montes

Relembre a virada histórica do Bahia sobre o São Paulo em 2011

O Bahia encara o São Paulo no domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela rodada de encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2017. O confronto carrega um tabu para a equipe baiana, que desde 2013 não bate o rival paulista em partidas válidas pela Série A. O Tricolor também enfrenta um jejum como mandante. O último triunfo em casa ocorreu diante do Cruzeiro, em junho. A equipe está prestes a completar dois meses sem vencer em seus domínios, período em que foram disputadas cinco partidas, com três derrotas e dois empates.

Um embate em especial serve de boa lembrança para o Bahia. Em 2011, o Tricolor bateu o São Paulo por 4 a 3, em uma incrível virada que teve como palco o estádio de Pituaçu. O time baiano era treinado na época por Joel Santana, e contava na formação titular com Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fabinho, Diones, Fahel e Magno; Gabriel e Souza. O São Paulo foi escalado por Emerson Leão com Denis; Iván Piris, Rhodolfo, Luiz Eduardo e João Filipe; Wellington, Cícero, Carlinhos Paraíba e Lucas; Dagoberto e Luís Fabiano.

Na briga por uma vaga na zona de classificação para a Libertadores da América, o São Paulo abriu o placar no primeiro tempo com o volante Wellington. Souza empatou no início da segunda etapa, mas a igualdade no placar não durou muito tempo. Lucas marcou um golaço em chute de fora da área e recolocou a equipe paulista em vantagem. Cícero, no estilo “Lei do Ex”, ampliou para 3 a 1. A reação baiana começou aos 23 minutos, com Lulinha, que havia substituído Magno. Pouco tempo depois, Fahel, em cabeceio certeiro, voltou a igualar o marcador. O gol da virada veio de um cruzamento de Nikão. O zagueiro Luiz Eduardo desviou contra a meta paulista e surpreendeu Denis.

- O Bahia é assim, quando o Bahia encarna, a nação tricolor encarna esse espírito de raça, de fibra, determinação e, acima de tudo, de fé, a gente consegue uma vitória como essa. Demos um passo importante. Estamos na porta do céu, agora só falta entrar – disse Joel Santana ao sair de campo.
O Bahia, na época, somava 39 pontos com o triunfo, conseguia se distanciar da zona de rebaixamento e ficava uma posição abaixo da zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O Tricolor baiano encerrou a edição do Campeonato Brasileiro com 46 pontos, na 14ª colocação, classificado para a competição internacional.

Atualmente, o Bahia tem 20 pontos e briga na mesma faixa da tabela que o São Paulo. Os dois times lutam para se afastar da zona de rebaixamento. O Tricolor baiano ocupa a 14ª posição, enquanto o time paulista aparece na 16ª colocação, mas joga nesta quinta-feira, contra o Coritiba, no Morumbi.

Histórico no Brasileiro

Bahia e São Paulo se enfrentaram em 32 partidas pelo Campeonato Brasileiro. O histórico de confrontos é marcado pelo equilíbrio. São 12 triunfos para cada lado e oito empates, com 38 gols para o time baiano e 40 para a equipe paulista.

Última vez que Bahia e São Paulo se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro foi em 2014 (Foto: Marcos Ribolli) Última vez que Bahia e São Paulo se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro foi em 2014 (Foto: Marcos Ribolli)

Como mandante, o melhor resultado do Bahia foi um 3 a 0 no Brasileiro de 2003. O São Paulo teve o placar mais elástico como visitante em 2014, quando bateu o Tricolor baiano por 2 a 0. O último embate entre os dois times pela Série A ocorreu em 2014, no Morumbi. O time paulista levou e melhor e venceu o jogo por 2 a 1, com gols de Rogério Ceni e Ganso. Fahel descontou.

Fonte: Globo Esporte