Postado por - Newton Duarte

História Tricolor: Campeão baiano de 2012

O Bahia empatou primeira partida da final no Barradão por 0 a 0 e precisava apenas de outro para ser campeão, já que tinha feito melhor campanha durante primeira fase do Campeonato Baiano. Para o vice, só um triunfo interessava para tentar levar o título

Até que tentei ser pontual como tenho feito no longo dos anos em todos os jogos, mas o momento é de pura emoção, portanto me faltam condições para me debruçar nas tradicionais resenhas pós jogo, aquelas que contam a história de uma partida em números, que citam quantas bolas foram chutadas em direção ao gol, ou se beltrano caiu pela esquerda, cruzou para o meio com perna direita para cicrano cabecear por cima do gol aos 20 e caralhada de minutos do segundo tempo, muito menos, aquela que explica as falhas gloriosas do goleiro Douglas ou time B merecia melhor sorte ou qual estágio de maluquice do atacante Neto Baiano, durante o intervalo do jogo, muito menos, qual o tamanho da tristeza do torcedor do Vitória.

bolinhaFutebol Foto: Felipe Oliveira

Não temos tempo a perder, o tempo é curto, a alegria é grande e convoca, em caráter de emergência, todos os tricolores, para que saiam às ruas para comemorar o título de campeão baiano da temporada 2012.

Verdades são muitas, os fatos são extensos, o jogo foi fantástico, tenso e perigoso MAS, já é passado e no lugar surge imediatamente, como por mágica, uma euforia única, que está visível e devidamente amparada pelo que está cravado, como uma espécie de sentença inapelável, no placar eletrônico do Estádio de Metropolitano de Pituaçu, Bahia 3 x 3 Vitória. Gols de Fahel, Gabriel e Dione para o Bahia, enquanto Neto Baiano duas vezes e Dinei fizeram para o Esporte Clube Vitória marcando o fim do jejum de 10 anos e o nascimento de uma nova era.

Foto: Felipe OliveiraFoto: Felipe Oliveira

Portanto, torcedor tricolor, foi sofrido mas deu certo, assim, festeje, vibre, pule, cante, comemore sem poupar ou economizar, o Esporte Clube Bahia, depois de muitas batalhas perdidas, outras atiradas fora por nossa incompetência, depois de muitas tristezas e anseios frustrados, e também de muita expectiva positiva no ano de 2012, o clube finalmente acaba de arremessar os pratos no chão, abrir todas as janelas da alegria, deixou o brilho do sol entrar, ergueu os braços e, mirando o horizonte com os olhos da felicidade insistentemente desejada, encheu os pulmões, bateu no peito para nos permitir bradar em um misto de orgulho e desabafo: “Bahia Campeão Baiano da temporada do ano de 2012!”.

Foto: Felipe OliveiraFoto: Felipe Oliveira

ESCALAÇÕES

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Diones, Fahel (Morais), Hélder e Gabriel (Vander); Lulinha (Fabinho) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Vitória: Douglas; Romário (Gabriel Paulista), Victor Ramos, Rodrigo e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Tartá; Marquinhos (Dinei) e Neto Baiano. Técnico: Ricardo Silva.

CARTÕES

Cartões amarelos: Fahel, Souza e Titi (Bahia); Tartá, Pedro Ken e Neto Baiano (Vitória).
Cartões vermelhos: Vander, Souza e Omar (Bahia); Uelliton e Neto Baiano (Vitória).

OS GOLS

Bahia: Fahel, Gabriel e Diones (aos oito e aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 26 do segundo, respectivamente) para o Bahia;

Vitória: Neto Baiano (aos quatro minutos do primeiro tempo e aos cinco do segundo) e Dinei (aos 11 minutos do segundo tempo) para o Vitória.

FICHA TÉCNICA

4-4-2 BAHIA BAHIA VITÓRIA VITÓRIA 4-4-2
M. Lomba GOL GOL Douglas
Madson LAD LAD
ZAD
substituicao Romário
Gabriel
Rafael Donato ZAD
ZAE V. Ramos cartao-amarelo
Lulinha
Fabinho
 substituicao ATA
VOL
ZAD Rodrigo
Titi ZAE LAE W. Saci
bolinhaFutebolcartao-amarelo Diones VOL VOL Uelliton cartao-vermelho
bolinhaFutebol
cartao-vermelho
Gabriel
Vander
substituicao MEC
MEC
MEC P. Ken cartao-amarelo
Helder MEC
ATA
Tartá
bolinhaFutebolcartao-amarelo
cartao-amarelo
Fahel
Morais
 substituicao VOL
MEC
VOL R. Mancha
Gerley substituicao ATA
ATA
ATA
MEC
substituicao N. Baiano
Geovanni
bolinhaFutebol(2)
cartao-amarelocartao-vermelho Souza ATA MEC
ATA
Marquinhos
Dinei
bolinhaFutebol
Falcão TEC TEC Ricardo Silva
RESERVAS
Campeonato Baiano 2012 - Final
Local :  Pituaçu
Data :  13/05/2012
Horário :  16h
Público : 
Árbitro :  Wilson Luiz Seneme (SP/Fifa)
Assistentes :  Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ/Fifa)

Leia também:
Após vencer o CRB, Tricolor se reapresenta e já pensa no Criciúma
Após nova lesão, Edigar Junio é dúvida para jogo contra o Criciúma
VIDEO: Melhores Momentos de Bahia 3×0 CRB, pela 8ª Rodada da Série B
Todos Contentes: Renato Cajá e Régis comemoram bom resultado em casa

Fonte: Texto publicado por Dalmo Carrera