O Bahia empatou primeira partida da final no Barradão por 0 a 0 e precisava apenas de outro para ser campeão, já que tinha feito melhor campanha durante primeira fase do Campeonato Baiano. Para o vice, só um triunfo interessava para tentar levar o título

Até que tentei ser pontual como tenho feito no longo dos anos em todos os jogos, mas o momento é de pura emoção, portanto me faltam condições para me debruçar nas tradicionais resenhas pós jogo, aquelas que contam a história de uma partida em números, que citam quantas bolas foram chutadas em direção ao gol, ou se beltrano caiu pela esquerda, cruzou para o meio com perna direita para cicrano cabecear por cima do gol aos 20 e caralhada de minutos do segundo tempo, muito menos, aquela que explica as falhas gloriosas do goleiro Douglas ou time B merecia melhor sorte ou qual estágio de maluquice do atacante Neto Baiano, durante o intervalo do jogo, muito menos, qual o tamanho da tristeza do torcedor do Vitória.

[caption id="attachment_23974" align="aligncenter" width="730"] Foto: Felipe Oliveira[/caption]

Não temos tempo a perder, o tempo é curto, a alegria é grande e convoca, em caráter de emergência, todos os tricolores, para que saiam às ruas para comemorar o título de campeão baiano da temporada 2012.

Verdades são muitas, os fatos são extensos, o jogo foi fantástico, tenso e perigoso MAS, já é passado e no lugar surge imediatamente, como por mágica, uma euforia única, que está visível e devidamente amparada pelo que está cravado, como uma espécie de sentença inapelável, no placar eletrônico do Estádio de Metropolitano de Pituaçu, Bahia 3 x 3 Vitória. Gols de Fahel, Gabriel e Dione para o Bahia, enquanto Neto Baiano duas vezes e Dinei fizeram para o Esporte Clube Vitória marcando o fim do jejum de 10 anos e o nascimento de uma nova era.

[caption id="attachment_23973" align="aligncenter" width="730"] Foto: Felipe Oliveira[/caption]

Portanto, torcedor tricolor, foi sofrido mas deu certo, assim, festeje, vibre, pule, cante, comemore sem poupar ou economizar, o Esporte Clube Bahia, depois de muitas batalhas perdidas, outras atiradas fora por nossa incompetência, depois de muitas tristezas e anseios frustrados, e também de muita expectiva positiva no ano de 2012, o clube finalmente acaba de arremessar os pratos no chão, abrir todas as janelas da alegria, deixou o brilho do sol entrar, ergueu os braços e, mirando o horizonte com os olhos da felicidade insistentemente desejada, encheu os pulmões, bateu no peito para nos permitir bradar em um misto de orgulho e desabafo: “Bahia Campeão Baiano da temporada do ano de 2012!”.

[caption id="attachment_23972" align="aligncenter" width="730"] Foto: Felipe Oliveira[/caption]

ESCALAÇÕES

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Diones, Fahel (Morais), Hélder e Gabriel (Vander); Lulinha (Fabinho) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Vitória: Douglas; Romário (Gabriel Paulista), Victor Ramos, Rodrigo e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Tartá; Marquinhos (Dinei) e Neto Baiano. Técnico: Ricardo Silva.

CARTÕES

Cartões amarelos: Fahel, Souza e Titi (Bahia); Tartá, Pedro Ken e Neto Baiano (Vitória).
Cartões vermelhos: Vander, Souza e Omar (Bahia); Uelliton e Neto Baiano (Vitória).

OS GOLS

Bahia: Fahel, Gabriel e Diones (aos oito e aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 26 do segundo, respectivamente) para o Bahia;

Vitória: Neto Baiano (aos quatro minutos do primeiro tempo e aos cinco do segundo) e Dinei (aos 11 minutos do segundo tempo) para o Vitória.

FICHA TÉCNICA

4-4-2 BAHIA VITÓRIA 4-4-2
M. Lomba GOL GOL Douglas
Madson LAD LAD
ZAD
Romário
Gabriel
Rafael Donato ZAD
ZAE V. Ramos
Lulinha
Fabinho
  ATA
VOL
ZAD Rodrigo
Titi ZAE LAE W. Saci
Diones VOL VOL Uelliton

Gabriel
Vander
MEC
MEC
MEC P. Ken
Helder MEC
ATA
Tartá

Fahel
Morais
  VOL
MEC
VOL R. Mancha
Gerley ATA
ATA
ATA
MEC
N. Baiano
Geovanni
(2)
Souza ATA MEC
ATA
Marquinhos
Dinei
Falcão TEC TEC Ricardo Silva
RESERVAS
Campeonato Baiano 2012 - Final
Local :  Pituaçu
Data :  13/05/2012
Horário :  16h
Público : 
Árbitro :  Wilson Luiz Seneme (SP/Fifa)
Assistentes :  Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Rodrigo Pereira Jóia (RJ/Fifa)

Leia também:
Após vencer o CRB, Tricolor se reapresenta e já pensa no Criciúma
Após nova lesão, Edigar Junio é dúvida para jogo contra o Criciúma
VIDEO: Melhores Momentos de Bahia 3×0 CRB, pela 8ª Rodada da Série B
Todos Contentes: Renato Cajá e Régis comemoram bom resultado em casa

Fonte: Texto publicado por Dalmo Carrera